sexta-feira, 25 de agosto de 2006

O amigo de volta

A noite acabou com uma surpresa maravilhosa. Mariozinho, meu amigo e vizinho, voltou pra casa, pra quinze dias de descanso, depois de 4 meses na Missão de Paz do Haiti.

Primeiro, voltou inteiro! Depois, me trouxe duas telas: uma de arte vodu, cheia de símbolos que significam sorte, amor, companheirismo, natureza...só coisas boas. A outra retrata bem o cotidiano de Porto Príncipe: mulheres carregam água e mantimentos pra casa. São lindíssimas as duas. Muito fortes. A das mulheres chama especial atenção por ter sido pintada no que parece ter sido um dia um lençol, com tons de marrom que se não são tiradas da terra, são muito inspiradas nela.

Dormi felicíssima com a volta dele.

Hoje de manhã, hora do café e dos relatos de viagem. Impressionantes histórias que podiam ter acontecido em qualquer favela daqui, em Angola ou lá mesmo. Com a diferença dos índices absolutamente inacreditáveis: 81% de desempregados, 52% de analfabetos e só 20% da população têm acesso á água e luz, num universo de 8 milhões de habitantes, num país onde só há bananas e mais meia dúzia de produtos nativos. Miséria, doença e fome são lugares comuns, além da não aceitação dos estrangeiros, da rebeldia de grupos fortemente armados (armas provenientes das antigas forças armadas de lá, que não existem mais), embates entre o povo e as missões de paz, brigas entre ONU e Médicos Sem-Fronteiras, desentedimentos de toda espécie e a inacreditável disputa pra ver quem manda mais no meio dessa calamidade toda.

Ele me pergunta "como pode haver espaço para ego numa situação dessas, quando o que deveria haver era união em prol da salavação desse povo. Porque eu não tô falando de ajuda, tô falando de sobrevivência" e eu fico muda. Chocada.

Ele foi embora, cuidar da vida, descansar e eu fiquei aqui, com medo que ele volte pra lá mais uma vez e ao mesmo tempo com muito orgulho desse meu amigo que deixou tudo pra trás, pra salvar um povo que nem é o dele. Mentira, é de todos nós, sim. Eu sei pelo que eu tô sentindo agora.

Eu disse que ele voltou inteiro...nada disso, voltou muito maior.