quarta-feira, 2 de novembro de 2005

Uma comemoração e algumas explicações

Minha avó conta que sempre comemorou o aniversário dele a partir do dia 29 de outubro, pois era a data prevista para ele nascer...mas eis que ele resolveu vir no limiar entre o dia 1º e 2 de novembro. Minha avó brigou pelo registro no dia primeiro, ao que meu avô intercedeu e decidiu - como bom homem de esquerda -, por se tratar de uma mera imposição da Igreja Católica, que ele deveria ser registrado no dia 2 mesmo. E assim foi.

Não gosta que o parabenizem nesse dia, sempre preferiu o Dia de todos os Santos ou o dia 03, mas a família pode e o faz, mesmo que as comemorações durem 3 dias. A começar pelos netos que normalmente dormem lá na véspera, aproveitando o feriado, e já o acordam com beijos e abraços.

Herdei dele os olhos, a cor da pele, os lábios grossos, muitos dos meus traços, o olhar "perfurante" como diz meu filho mais velho. Herdei também a correção, o senso ético, o amor pela literatura e pelas artes e o prazer de observar e respeitar o outro. Herdei e tratatei de passar adiante os gens marrons que meus filhos carregam, assim como o sobrenome. Ainda mais que isso, ele me deu os meus irmãos. Me deu a certeza do amor incondicional, do apoio para todas as coisas, mesmo quando discordamos dos rumos tomados.

Hoje é aniversário do meu pai.
E o que é que eu poderia desejar além de saúde, amor, harmonia, tolerância, fé, força e paz?
Acho que só falta um pedido, pra que a gente não se perca, não se afaste.
No resto, a gente da um jeito.
Né mesmo?

***

Amorecos, Romíssima e Jerico,
eu ando meio sumidinha mesmo porque a vida anda me exigindo dedicação exclusiva e eu num tô tendo tempo pra respirar muito fundo, sabe comé?
Assim que a brisa voltar à minha gleba e me for possível novamente admirar os arrebóis desse planalto, eu volto pra falar um mooonte de bobagem, as usual.
O trem ta feio, mas nada que um bom banho num alevante, um bom café num sacuda e uma boa noite de sono num recupere.
Isso sem falar no colinho da família e dos amigos...

Beijos pr'ocês


***

Danaeeeeee, Driiiiiiiiiiii, cadê vocês?

Bela hitchhiking no Beta