quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Gabeira X Seven

Pediram a cassação do Gabeira!
O deputado Benedito Dias (PP-AP) - do partido do Severino, que coincidência! - entrou com uma representação pedindo a cassação de Gabeira pelo discurso contra Severino.
Como diria Dr. Ulisses Guimarães, apresento "Vossa Excelência Os Fatos":
Gabeira havia pedido a palavra diversas vezes. Na ultima disse:
- Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem, para uma reclamação. Já pedi a palavra há algum tempo e V. Exa. finge que não está vendo.
Severino respondeu, mui respeitosamente:
- Então, V. Exa. tem a palavra. V. Exa. falou muito baixo ou muito fino.

Esse comentário é bastante esclarecedor para se perceber o preconceito, tão comum ao presidente da Câmara, de que ele dispõe no julgamento dos diferentes.

Em seguida, Gabeira tomou o microfone e disparou:
- V. Exa. concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo não compatível com um Presidente da Câmara, interferindo, em nome da Câmara dos Deputados, a favor de uma empresa que mantêm trabalho escravo.
Telefonou para a Ipiranga, uma empresa particular, assim como para a BR - Distribuidora, uma empresa estatal.
V. Exa. está se comportando de uma maneira indigna no cargo de Presidente da Câmara dos Deputados.
Estou reclamando porque ainda não posso entrar, no Conselho de Ética, contra V. Exa.
Sou um Deputado isolado, mas afirmo que V. Exa. está em contradição com o Brasil.
A sua presença na Presidência da Câmara é um desastre para o Brasil e para a imagem do País. Ou V. Exa. começa a ficar calado ou vamos iniciar um movimento para derrubá-lo.

Convenhamos que para um homem com a envergadura moral e a biografia do Gabeira (assim como para muitos de nós!) fica muitíssimo complicado admitir a possibilidade de ver o nosso país tendo como 3º na linha hierárquica um cara como Severino Cavalcanti.

O cara fez de tudo para parar o processo de cassação, por quebra de decoro parlamentar, contra o Zé Dirceu, tá doido pra encabeçar o processo do ABAFA e dispara frases bárbaras a cada entrevista. Seven já disse desde que mulher tem que se guardar até o casamento e homem tem que aprender como é que se faz antes (com as meninas da Jeany, certamente), até que “Se o deputado sair do partido, tem que perder o mandato. Não aceito essa imoralidade de ficar saindo de um partido para outro, é uma coisa terrível que depõem contra a democracia” .

Hoje no PP (Partido Progressista), Cavalcanti passou por diversos partidos após sua estréia pela UDN. Em 1966, entrou para a Arena (Aliança Renovadora Nacional), o partido de sustentação da ditadura militar. Em 1980, foi para o PDS e, em 1987, para o PDC (Partido Democrata Cristão), onde permaneceu até 1990, quando entrou no PL (Partido Liberal).

Severino é o retrato da Câmara?
É um representante legítimo do povo?
Ele trabalha em consonância com a vontade dos seus eleitores?
Afinal, quem ele representa?

Ate onde eu posso ver ele é o retrato do coronelado, da oligarquia nordestina (embora diga que não) tão bem representada por ACMs e Sarneys, mesmo que não tenha a agilidade e a inteligência dos mesmos. Ele negocia na base do troca-troca, tacanhamente, não vê além, pois o horizonte dele se limita das paredes do Congresso ao território de João Alfredo/PE, sem escalas, e por via aérea, obviamente. E de preferência bem cercado por muros altos.

Enquanto isso, Gabeira ( que escreveu livros como O Crepúsculo do Macho - cá pra nós, o Severino não deve compreender nem do que se trata o título) dizia em seu último ensaio fotográfico sobre o Inverno no Jardim Botânico: "O Jardim Botânico está ficando cada vez mais interessante para uma visita, sobretudo agora que derrubaram os muros de cimento e colocaram cercas que revelam suas belezas para quem passa pela rua." (9 de agosto de 2004). Ele sabe que os muros afastam, não protegem e nem tampouco preservam. Até porque o último que separava de verdade alguma coisa caiu. Há mais de 15 anos.

Gabeira disse por mim aquelas palavras.
Agora pode ser cassado?
O que é isso, companheiro?

Pelo fim dos muros de toda espécie, eu o aplaudo, vibro e assino embaixo.