domingo, 2 de outubro de 2005

Clicks, estopins e afins

Responda se sabe em que momento exato ou o quê extamente pode desecadear uma reação em você. Sabe?
Eu acho que sei alguma coisa de mim e ainda assim me supreendo com esses momentos em que "a panela se destampa"... Muitas vezes não sei mesmo porque tenho essa ou aquela reação à um determinado estímulo.
Raiva, choro, riso, paz, cólera ou compadecimento. Um sentimento de irmandade, uma felicidade inesperada, uma vontade súbita de afagar e dar colo ou a ira de cérbero, a ignorância, a verve ácida. Sem esquecer da indiferença que a mim me confere um ar blazé que eu de-tes-to!

Terminei de ler "Nas Tuas Mãos", há algum tempo, e fiquei com vontade de tomar nota de umas coisas que me pegaram pelo pé.
Lá fui eu, de bloquinho em riste, abrir o livro novamente.
E não encontrei facilmente nenhuma das passagens que eu tanto queria!!!

Terminei relendo várias passagens inteiras, capítulos todinhos novamente, muito mais pelo prazer de sentir aquilo tudo de novo.

Bem no final, quando da última vez eu retribui com um riso satisfeito o fechamento brilhante, comecei a chorar...e chorar...e chorar.
Um sentimento de perda, de morte, de ausência profunda!!!
Mas de onde veio isso pelamordedeus?
E por quê?

Sei que depois de uma boa choradeira e um bom tempo de interrogações, eu tive a resposta...
Uma cólica, meu bem, explica muito mais coisas do que sonha a vossa vã filosofia!

***

A vida é breve, a alma é vasta! (Fernando Pessoa, em Mensagem)

***

Desenterre o disco "Bring on the night" de Sting e ouça "Moon Over Bourbon Street" a thousand times!!!

***

Hoje foi dia de lembrar muitas coisas...