quarta-feira, 2 de agosto de 2006

1ª noite de férias!

Noite de vento, madrugada com chuva de folha e um cheiro de terra fresca vem de longe.
Um sono interminável na claridade crua da de manhã me pedia pra não desobedecer às palavras do meu sábio travesseiro. O corpo preguiçoso e quente. A cabeça ainda em sleep mode, a alma indisponível para qualquer assunto mundano. O coração achando tudo muito bom sussurrou no meu ouvido: Vai aonde? Fica!
Indolente, pedi só um chazinho na cama, nada mais.


***

Tem uma hora em que eu preciso saber me ausentar.
Tem uma hora em que preciso sair da área de conflito.
Tem uma hora em que se torna necessária a ausência do que me traz dor.
Tem uns dias em que é necessário ter silêncio e paz de espírito.
Tem uns dias em que eu preciso estar só.
Porque minha vida não pode ser monocromática, monótona, mesmo no pior sentido.
Porque eu não agüento padecer o tempo inteiro.
Porque eu tenho que cantar.
E ter poesia.


***

“Para minha alma enferma, qualquer bagatela parece o prólogo de algum desastre. Tão cheia de triste desconfiança está a culpa, que a si mesma se perde com medo de perder-se.”
(HAMLET – Shakespeare - Rainha Gertrudes, mãe de Hamlet, fala com Horácio e Ofélia. Ato Quarto. Cena V)

Ele mesmo, o coitadinho de alma escassa!

***

Virge, ando precisando tirar férias de tudo!
Inclusive e principalmente da minha autocomiseração.
E da minha intolerância com o meu sofrimento!
Quem for bom de contar piadas que venha me visitar!
E quem souber de um bom programa animadinho que me avise.
Porque tooodos os filmes engraçadinhos dos últimos tempos já estão reservados na locadora mais próxima.
Passa a pipoca?


***


E na hora de dormir ontem:

- Mãe, tô com medo.
- Medo do quê, Caio? Você está no seu quarto, com seu irmão, o abajurzinho aceso...
- Eu tenho medo é desse quarto, mãe. Aqui é muito “estanho”.
- Filho, esse sempre foi o seu quarto e você já tem 4 anos, tem que dormir ai mesmo, na sua caminha.
- Mãe, 4 anos não é nada! Os monstros vão até rir de mim quando “saberem” que eu tenho só 4 aninhos! E você sabia que meus amigos de 4 anos todos dormem na cama da mãe? Só eu que tenho que dormir abandonado?
- Caio, vamos parar de drama, meu amor. Eu tô aqui do lado e seu irmão na cama de cima, isso é dormir abandonado?
- Tá (pausa pra pensar de uns 5 minutos)...mas você nem tente me acordar que eu vou dormir até perder a aula amanhã, viu?