quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Eu hein?!

Mas como tem gente mal educada nesse mundo, né mesmo?
Gente que não segura a porta, que não puxa a cadeira, que fala alto demais, que não cede a vez, que fala no celular em todo lugar, que não tem uma palavra de gentileza, de bom dia, de obrigada, que acha que pode fazer qualquer coisa em qualquer lugar. Gente que não tem protocolo, eu costumo dizer. E eu tenho a impressão de que essas pessoas desagradáveis estão tomando, se infiltrando e contaminando todos os espaços públicos.

Ontem, fui com marido trocar um edredon, numa refinada e cara casa de artigos de Cama & Banho, num shopping no centro da cidade. Sabe aquela coisa de presente bom, mas cafoninha, cheio de flores demais da conta... poizé.
Primeiro a terrível fila do estacionamento coberto, depois a saga do elevador/escada rolante. Como encontramos o primeiro, pegamos. Dentro do elevador, quatro adolescentes tomavam sorvete sentados no chão. Isso mesmo, no chão do elevador do shopping. De repente, o único macho na espécie se levanta e resolve agredir uma das fêmeazinhas, tentando a todo custo enfiar o sorvete na cara da pobre. E foi um festival de "empurra e grita e segura" entre eles, além das palavras de ordem das outras "amigas": lambuza essa mocréia!, no olho pra borrar a maquiagem!, estraga a chapinha, a chapinha!!!.
Eu sai o mais rápido que pude daquela caixa suspensa com doidos dentro. Chocada com a grosseria, com a falta de corporativismo entre as moças e sobretudo com a falta de educação!

Saimos comentando, mas logo nos deixamos entreter por outra cena inacreditável.

Primeiro preciso dizer que todas as lojas da cidade estão em liquidação, nada menos de 30% de desconto estampado em todas as vitrines. Vai daí que na porta de uma bela e grande loja, duas senhoras ( com aproximadamente 40 anos) debatiam sobre os adjetivos de um vestido que uma delas havia adquirido com o seguinte argumento, aos brados: "mas eu num disse pra você que era pra ficar com o lilás? Esse daí é cor de cú de raposa! da cor desse seu cabelo. que é a da cor da sua pele. Eu que não saio com você vestida assim! É o que, agora? Ta achando que é carnaval e vc vai sair na Sapucaí de Mico Leão Dourado? Você nem tá podendo, hein?"

Ao que a outra responde: " Tá falando o quê do meu cabelo? O problema é o vestido, o meu cabelo ou a minha forma?"

A primeira sentencia: "Forma de Kinder Ovo, né, fofa? Com cabelo alaranjado! E o vestido é péssimo!"

Eu passei meio abestalhada pelas duas( se elas são amigas eu não sei quem são as inimigas delas!) e minha cara não devia ser das melhores quando entrei na loja ao lado pra fazer o que finalmente tinha saído de casa pra fazer. Entrei e respirei bem fundo o ar refrigerado da loja, com cheirinho de lavanda, o que me deu uma breve renovação, digamos.

A vendedora vem sorridente e surpreendentemente bem vestida e bem maquiada. Me recebe bem, me mostra os artigos que solicitei. Me serve um café. Eu falo baixinho com meu marido enquanto ela se afasta em busca da padronagem correta do novo edredon: "que coisa engraçada. Se a gente não tivesse visto tanta falta de educação antes de chegar, talvez esse cafezinho e a vendedora que nos atendeu não tivessem a mesma graça."

Num sei vocês, mas pra mim, essa coisa de educação, de regras de convivência, de ser gentil, atencioso, cuidadoso, isso precede qualquer coisa. Acho mesmo que nunca entrei em algum lugar sem dizer bom dia, com licença, por favor, sabe essas coisas?

Que povo estranho...isso parece uma raça mutante, só pode.