quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Manhã, tão bonita manhãããã!



Manhã, tão bonita manhã!

Um céu azulíssimo, um sol lindo de morrer, um ventinho salvador! Uma vontade de sair por ai, de tomar uns banhos de cachoeira, ai ai, de andar no mato sem hora pra voltar...Alguém, alguém?
E eu que cantei dormindo?
Dizem que foi "Vamos a la playa ô, ô,ô, ô, Ô!". Deve ser do remédio! Pelamordedeus!


***


Você é testemunha do meu silêncio político. Confesso que uma onda de pessimismo me abateu (não sem motivo, porque eu sou só mezzo Alice) e eu fiquei meio sem saída. Mas se aproximam as eleições e começam a pipocar candidatos a falar de propostas (aliás, cada uma que eu tenho vontade até de ligar pro Evo e pro Fidel no leito pra saber o que eles acham!), a atacar os outros, a detonar o opositor. Isso foi me dando uma preguiça! Pode ser pela mera repetição, pode ser pelas inúmeras expressões de decepção de tanta gente que eu respeito (incluso euzinha, ficórse!), pode ser por não estar conseguindo ver à frente nada de encorajador, haja vista no que se tranformou politicamente a GUERRA em São Paulo e as ações encantadoras do judiciário, depois de todo o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público, nos casos Mensalão e - a não ser que caia um raio de lucidez sobre aqueles seres de toga - dos Sanguessugas. Só sei que tudo que andei lendo, vendo, discutindo e assuntando, me desmotivou absurdamente.

O sorteio de entrevistados do JN também tem contribuído, vamo combiná.

A entrevista do Flan de Alcachofra eu perdi. Mas tô procurando pra ler, admito.

Heloisa Gritando Helena se disse uma criatura “muito calma, tranqüila e controlada”?! Realmente me pareceu um quadro dos Cassetas. E depois chamando o Bonner de ‘meu amor’ - sem entrar no aspecto ‘plataforma política’ que foi um blefe! - convenhamos que não foi nada estimulante. Eu acho ridícula essa coisa mulherzinha (só por esse lado, é claro, porque se deixar essa moça numa rinha com qualquer mocinho, você vai ver o estrago!). Tem que chamar o cara de ‘meu amor’? O cara é amigo íntimo dela? Se era pra ser irônica, ficou piegas e ela se deu mal! Minha cara, você quer ser presidente do país ou vai só tomar uns chopps com a galera no boteco? Compostura, rânei, please!
Eu votaria nela pra senadora, forever.

Do Cristovám, meus caros, eu tive pena. Tento, mas não consigo ter nada diferente disso e de certa admiração pela ideologia que o move. Ele é claramente um sonhador sem os pés plantados no chão. Um homem inteligente, sem dúvida, bem informado, um intelequitual. Mas daí a você-sabe-onde vai uma longuíssima distância. Se ele quisesse ser novamente reitor da UnB eu até apoiava.

É claro que há de se criticar a postura ‘desafiadora’ às avessas dos nossos amados apresentadores. Eles têm sido pra lá de desrespeitosos, não têm dado espaço para que as figuras se exponham, têm dirigido as discussões de uma forma nada isenta. E eu tava esperando alguma coisa diferente disso? To precisando acordar, né mesmo?

Só espero ouvir alguma coisa diferente do Lula. Não me pergunte o que eu mesma não sei responder, nem mesmo sei se isso existe no campo prático. É só uma vontade de que parta dele uma solução. Eu sei que é pessoal e intrasferível, queridos, mas tenham paciência com os delírios juvenis de moi. Juro que me esforço pra me pegar numa leitura macro-historicamente-explicável, porque se eu me deixar levar pela maré do cotidiano, fiotes, eu anulo o voto, arrumo as malas e vou morar em Ibiza. Bora?


***


Caio acorda e me grita: - Ô, mãe, eu acabei de sonhar umas coisas que eu ia te contar, mas têm um monte de sonho misturado aqui dentro (com o dedinho apontado pra cabeça) e eu não consigo me lembrar! Agora, só se eu abrir a minha cachola e cavar com uma pá até encontrar.