sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Luiz Felipe - O Bolo!

Eu amo bolo e o Luiz Felipe é um problema na minha vida! De origem portuguesa, mas adotado pelos cearenses, é um néctar de cremosidade e sabor. A consistência desse bolo mais parece o do pudim de pão português...di-vi-na!
Hereditariamente, como quase todas as boas receitas, ganhei de minha avó paterna, a primeira, que nada mais era do que a forma de fazer e os ingredientes adaptados pela vida na fazenda, no sertão da Bahia, da minha bizavó.
Com o tempo, fui me deparando com receitas que surgiam em livros, que amigos me davam e fui também aperfeiçoando a minha maneira de fazer o "meu" Luiz Felipe. Como eu fiz esse bolo ontem (resultado de uma insônia!) e hoje eu e os meninos nos acabamos... Achei por bem dividir com vocês algumas variações sobre o mesmo tema. Por ordem de importância, já que há de haver alguma hierarquia nessa joça, primeiro, a receita é do livro "O não me deixes", da Rachel de Queiroz. Por último, a minha.
Juro que a minha é coisa de minutos e o resultado é impressionante! Qualquer criança faz.
***
Bolo Luiz Felipe da Rachel de Queiroz
Ingredientes:
10 ovos(só 4 claras)
5 xícaras de açicar
2 e meia xícaras de farinha de trigo
1 pires cheio de queijo de coalho ou do reino ralado
2 xícaras de manteiga
1 copo de leite puro de coco
Preparo:
Com o açucar faz-se a calda em ponto de pasta. Batem-se as gemas bem batidas; batem-se as claras em separado. Quando a calda estiver no ponto e ainda fervendo, tira-se do fogo, acrescetam-se as gemas, lentamente, mexendo forte. Em seguida, acrescentam-se as claras, depois o leite de coco, a manteiga, o queijo e , por último, a farinha de trigo, lentamente, mexendo com força.
Põe-se numa fôrma com muita manteiga, polvilhada de farinha de trigo, e leva-se ao forno quente por cerca de 45 minutos. Quando pronto, deixar o bolo esfriar no fôrno.
***
Bolo Luiz Felipe da Bela
3 xícaras de açucar
1 vidro pequeno de leite de côco e a mesma medida de leite de vaca
4 ovos inteiros
5 colheres de sopa de queijo parmesão (aquele que vc compra de saquinho mesmo)
5 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de manteiga
Bata tudo no liquidificador. Unte uma forma de furo no meio generosamente com manteiga e farinha de trigo. Bote pra assar em fogo forte e deixe esfriar com a porta do forno entreaberta.
ps: Eu deletei a calda (por motivos preguiçoides & calóricos) e não senti falta. A não ser que vc seja mais doceira do que eu muuuuito.
Faça um café.
Coma um pedaço.
Agora responda: Não dá uma felicidade imediata?